Concurso Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP) 2019

Marinha abre concurso com 90 vagas para Admissão ao Curso de Formação para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP – CAP/2019).

A Marinha do Brasil, através do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), publicou o edital do concurso público para admissão ao curso de formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha em 2019 (CP – CAP/2019). Em disputa são 90 vagas para Cabos. As oportunidades são para ambos os sexos.

As vagas são destinadas às seguintes áreas: Administração Hospitalar, Contabilidade, Eletrônica, Enfermagem, Estatística, Gráfica, Marcenaria, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia, Motores, Processamento de Dados, Química, Radiologia Médica e Telecomunicações.

Para concorrer a uma das vagas, o profissional precisa possuir curso técnico em área relacionada. Além disso, o candidato deverá possuir, no mínimo, 18 anos completos e menos de 25 anos até o primeiro dia do mês de janeiro de 2020.

O candidato aprovado e convocado dentro do número de vagas irá realizar o curso de formação, que ocorrerá no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

Este curso possui duração de 17 semanas e durante ele, o candidato é nomeado Praça Especial. Após a conclusão do curso, o candidato é nomeado Cabo do CAP.

Inscrições pelo Site

O concurso público será composto pelas seguintes etapas: prova objetiva; redação; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; verificação de documentos; avaliação psicológica; procedimento de heteroidentificação.

Para realizar a prova escrita, o candidato deverá estar portando seu comprovante de inscrição, documento oficial de identificação original, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, lápis e borracha.

As provas escritas serão realizadas na segunda quinzena de outubro de 2019, nos municípios de Rio de Janeiro – RJ, Angra dos Reis – RJ, Nova Friburgo – RJ, São Pedro da Aldeia – RJ, Vila Velha – ES, Salvador – BA, Natal – RN, Olinda – PE, Fortaleza – CE, Belém – PA, Amapá – AP, Piauí – PI, Santarém – PA, São Luís – MA, Rio Grande – RS, Porto Alegre – RS, Paranaguá – PR, Florianópolis – SC, Ladário – MS, Brasília – DF, Santos – SP, São Paulo – SP e Manaus – AM.

O tempo total de realização da prova escrita é de quatro horas, podendo o candidato se retirar do local da prova somente após duas horas de seu início.

A prova objetiva será composta por 50 questões, envolvendo disciplinas relativas à área da vaga em disputa.

A redação valerá 100 pontos e deverá ter entre 20 e 30 linhas, sendo descontado 5 pontos para cada linha abaixo ou acima destes limites.

Serão aprovados, neste concurso público, o candidato que acertar, no mínimo, 50% das questões da prova objetiva, se classificarem em até 3 vezes o número de vagas e obtiverem a nota mínima de 50 pontos na redação.

Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios:

Candidato com a maior nota na prova objetiva;

Candidato com a maior nota na redação;

Candidato de maior idade.

O teste de aptidão física será composto por provas de natação e corrida e serão realizados em dois dias não consecutivos.

Na prova de natação, o candidato deverá nadar um percurso de 25 metros no tempo estipulado. Na prova de corrida, o percurso será de 2400 metros.

O prazo de validade deste concurso público se encerra em 24 de maio de 2020.

FONTE : CONCURSOS NO BRASIL

Avaliações




Compartilhar: